Estampas, guia de nomenclaturas

Um guia de nomenclaturas das estampas
Cada padronagem de estampa, possui um nome, de acordo com suas características. No post de hoje, trouxe pra vocês um guia de nomenclaturas das estampas, pra você aprender o nome de cada uma e como diferenciá-las. Vamos lá?
Pied-de-poule e Pied-de-coq
Para começar nosso guia de nomenclaturas das estampas, temos a padronagem pied-de-poule, tão famosa que já se tornou um clássico na moda. Uma estampa elegante e sofisticada, que geralmente aparece em preto e branco, e, principalmente, nos looks de inverno. O nome dessa estampa significa ” pé da galinha” em francês, e é ao que se remete o seu desenho. Assim como ela, há também a Pied-de-coq, uma versão muito parecida, porém maior, o que faz sentido, já que, a tradução dessa seria “pé de galo”. Olha só a diferença entre elas:

Xadrez : Vichy, Príncipe de gales e Madras
Agora, mudando de padronagens, vamos entender a diferença entre alguns tipos de xadrez. Primeiro temos o príncipe de gales, uma padronagem muito elegante e clássica, essa estampa traz uma combinação de xadrez e listras de variados tamanhos, que se cruzam. Essa geralmente aparece em p&b, mas há também versões mais modernas com outras cores.
Temos a estampa vichy, que é menos séria e mais moderna, e tem dominado o guarda roupa das fashionistas no verão. Essa estampa xadrez é simétrica e com espaçamentos definidos, geralmente em duas cores. è muito relacionado também, a toalhas de piquenique. O xadrez “madras”, é formado por linhas horizontais e verticais de diferentes espessuras, geralmente em cores vibrantes que aparece em diferentes tipos de peças.

Mais xadrez : Buffalo, Tartan, Argyle e Burberry
O xadrez Buffalo, que aparece principalmente na moda masculina apresenta linhas simétricas na combinação de vermelho com preto. Mas não confunda com o xadrez Tartan, um clássico, que pode até ser parecido com esse, porém tem linhas mais finas e mais diversidade de cores. Muito conhecido também como xadrez escocês, ou xadrez lenhador.
Agora, saindo um pouco das linhas cruzadas típicas do xadrez, temos o xadrez Argyle, formado por losangos, com sobreposições de linhas diagonais. Esse tipo, aparece muito em suéters e meias. E pra quem, ainda assim, prefere os clássicos, temos o xadrez Burberry, registrado pela marca de mesmo nome. Ele é marcado pelas cores clássicas, vermelho, bege, preto e branco, e suas linhas cruzadas de uma forma única.

Floral, Liberty e Tropical
Já para as mais românticas, que gostam de uma estampa feminina e natural, temos aqui três opções. Primeiro a famosa e clássica, estampa floral, que traz flores e folhas de diversos tipos, cores e tamanhos, aparecendo nas peças de todas as estações. Há também um tipo mais específico de floral, chamado de “Liberty”, que é constituído pelo mesmo motivo, porém sempre com flores pequenas e delicadas, formando uma estampa super feminina, suave e inconfundível.
Por fim, temos também a estampa tropical, seguindo os motivos naturais, mas de uma forma mais livre e menos romântica. Pode se apresentar com muitas flores como hibiscos (típicas do clima tropical) como também folhas de costela de adão por exemplo. Pode variar em tamanhos e cores. Olha só nas imagens, a diferença entre elas :

Animal print
Tão famosa quantos os florais, a estampa animal print já é considerada neutra, por muitos. Essa, nada mais é do que, estampas inspiradas em peles de animais, tais como onça, leopardo, zebra e por ai vai. Na imagem abaixo, separei para vocês alguns exemplos, na ordem, onça, vaca, cobra e zebra.

Clássicos neutros : Risca de giz, Listras e Poá
E já que estamos falando de neutros, temos aqui algumas outras estampas, que já são consideradas neutras, de tão recorrentes no vestuário. Separei três clássicas para vocês conhecerem, sendo a primeira as famosas listras, que são aquelas estampas com linhas (horizontais ou verticais) em uma só cor ou em variadas cores. Seguindo uma proposta parecida, temos também a “risca de giz”, que ficou famosa principalmente na alfaiataria, que é constituída por linhas extremamente finas, de uma mesma cor, sob um fundo contrastante.
E, saindo um pouco das linhas retas, temos o famoso e querido, poá. Um clássico, que vai dos looks mais românticos aos mais modernos, feito com vários círculos preenchidos sob um fundo de outra cor. Os mais clássicos são os contrastes entre preto e branco, mas há também versões coloridas.

Guia estampas : Paisley, arabesco, geométrica
Saindo um pouco dos clássicos, e buscando estampas mais diferentes, temos várias opções tão interessantes quanto. Para começar temos a estampa Paisley, que apesar de aparecer frequentemente, poucos sabem seu nome. Ela é aquela com cores vibrantes ou suaves, reconhecida pelo desenho de folha meio distorcida, similar a uma gota que toma destaque na padronagem.
Temos a estampa arabesco: desenhos geométricos, muitas vezes inspirados em plantas e signos da natureza, fazendo um mix de elementos arredondados e retilíneos. Mas cuidado, essa é diferente da padronagem geométrica, que é mais marcante e imponente, feita a partir de desenhos de formas geométricas bem definidas e com arestas. Olha só a diferença:

Estampas : Missoni e Chevron
Já que estamos falando de estampas que poucos sabem o nome, aqui vão mais duas pra você aprender. A padronagem Missoni e a Chevron. O chevron é uma estampa em zigue zague, uniforme e geralmente em cores neutras como P&B, já o missoni, segue a mesma linha de desenhos, porém mais diversificado em largura e combinações de cores. Olha como essas padronagens são super modernas e marcantes :

Camuflado e Tie dye
E, para finalizar, duas estampas que vão e voltam nas tendências de moda: o camuflado e o tie dye. O camuflado, é aquela estampa associada a roupa militar, exatamente por ter sido criada para eles se camuflarem em florestas, por isso aparece em uma mistura de tons de verde, marrom e preto.
Já o tie dye, é uma estampa super alegre e divertida, que não tem um formato certo, é mais classificada pela forma que é feita, sendo seu desenho formado a partir da amarração do tecido para o tingimento.

Viu só como existem muitas estampas legais e como é mais simples do que parece diferenciá-las? Agora que você já leu o guia de nomenclaturas das estampas, e conhece cada uma, aproveita pra conferir o post aqui do blog de como fazer mix de estampas e arrasar nas produções. Até a próxima!
Atua como Consultora de Imagem e Estilo, é especialista em Estratégia de Imagem e Análise de Coloração Pessoal pelo Studio Immagine em São Paulo. É pós-graduada em Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de Juiz de Fora.